Curso de aperfeiçoamento Escola da Terra Módulo II

06/04/2016
Curso de aperfeiçoamento Escola da Terra Módulo II (Fonte: LTE/CE)

O segundo módulo do Curso Escola da Terra teve início na manhã desta quarta-feira (6) no Auditório do Centro de Educação. A Professora Drª Ana Aires deu as boas vindas aos cursistas e falou sobre a programação do dia, que começou com a socialização das apresentações dos projetos de intervenção.

Cursistas dos municípios de Bom Jesus, Nísia Floresta, Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante, Touros, Macaíba, Ielmo Marinho, Extremoz e São Tomé apresentaram trabalhos com temas variados. O destino certo para o lixo foi um dos temas abordados por um dos grupos. Os professores cursistas falaram da importância da conscientização dos alunos para construir uma prática de educação ambiental e sustentabilidade, e abordaram também aspectos necessários para desenvolver ações mobilizadoras, além de sugestões para coleta e reaproveitamento do lixo.

Outros temas abordados foram a migração dos alunos das escolas do campo para as escolas da zona urbana e a necessidade de compreender o motivo da migração; as práticas agroecológicas para o controle do Aedes Aegypti; a horta escolar, e o auxílio necessário aos alunos para que haja desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis; e a relação do homem com a terra no contexto da comunidade, identificando problemas ambientais e reflexões sobre as práticas diárias de cultivo da terra relacionadas às agressões ambientais.

As atividades do curso continuam na tarde de hoje com alternância dos professores nas salas de trabalho pedagógico e saberes específicos. O curso vai até a próxima sexta-feira (8).