Direção do Centro de Educação participa da inauguração das novas instalações do PPGEd

19/04/2016
O novo espaço irá atender 188 mestrandos e doutorandos em formação pelo PPGEd (Fonte: LTE/CE)

Na tarde desta segunda-feira, 18, foram inauguradas as novas instalações do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd), espaço que fortalece a produção de conhecimento dos alunos de mestrado e doutorado em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Na ocasião, a Diretora e o Vice-diretor do Centro de Educação, Márcia Maria Gurgel Ribeiro e Jefferson Fernandes Alves, participaram da solenidade.

Vinculado ao Centro de Educação, o novo espaço do PPGEd está situado no 4º pavimento do Núcleo de Pesquisas em Ciências Sociais Aplicadas (NEPSA II) e conta agora com um ambiente agradável e organizado.

O local possui dois auditórios para 50 pessoas, voltados para realização de atividades acadêmicas, como seminários, conferências, defesas, dentre outras atividades; Laboratório de Políticas Públicas Educacionais; Laboratório de registro, documentação e memória; duas salas para o Programa Editorial do PPGEd e Revista Educação em Questão; duas salas de estudo; e uma sala de reuniões. Com isso, serão atendidos 188 mestrandos e doutorandos em formação, proporcionando o fortalecimento dos estudos realizados nas sete linhas de pesquisas dos diversos grupos que compõem o PPGEd do Centro de Educação.

A solenidade de inauguração teve início com o discurso da Diretora do Centro de Educação, Márcia Maria Gurgel, que elogiou a nova estrutura e agradeceu a todos os que acreditaram na ideia da construção do prédio. “Recebemos esse espaço com muita alegria, pois representa uma conquista para a área de educação. A expectativa dos docentes e discentes que formam o PPGEd do Centro de Educação é crescente e extremamente positiva em relação a essa inauguração. A ampliação do espaço é uma ideia antiga que tem como objetivo proporcionar aos pesquisadores dos diversos grupos de pesquisa em educação melhores condições para produção de conhecimento na área. Além disso, o espaço torna-se estratégico para o desenvolvimento da pós-graduação em educação, contribuindo, assim,  para a recuperação da avaliação da CAPES na retomada do seu conceito 5, com o aumento da produção cientifica e, consequentemente, para a elevação da pós-graduação de toda a UFRN, atualmente em pleno desenvolvimento”, declarou com entusiasmo.

Depois, a Diretora do CCSA, Maria Arlete Araújo, agradeceu a presença de todos e abordou de forma positiva a continuidade das atividades de produção cientifica no CCSA e no CE dentro do novo núcleo. “Entendemos que um programa tão importante de educação, que já fez parte de nosso centro, necessita de um espaço próprio para desenvolver bem suas atividades de pesquisa e pós-graduação”, ressaltou.

Em seguida, a Reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz, enfatizou em sua fala a importância da ampliação do NEPSA e enalteceu o crescimento dos grupos de pesquisa, para que a universidade tenha cursos de pós-graduação com conceito elevado.

Para encerrar, os convidados conheceram as novas instalações e participaram de um coquetel em comemoração à inauguração.

Também estiveram presentes o vice-reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, a Vice-diretora do CCSA, Maria Lussieu da Silva, além de professores, técnicos e alunos.