Exposição de maquetes da Disciplina Ensino de História II

08/04/2016
Centro de Educação recebe exposição de maquetes retratando a época do Brasil Colônia (Fonte: LTE/CE)

Quem tem o hábito de passar pelo hall do Centro de Educação tem se deparado com um cenário diferente, que nos leva aos tempos do Brasil Colônia. Trata-se da exposição de maquetes criadas pelos alunos da disciplina Ensino de História II, ministrada pelo professor João Maria Valença, do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo do Centro de Educação (DPEC).

Os estudantes, sob orientação do Professor João Valença, foram divididos em grupos para criação de um material que pudesse remeter a arranjos espaciais da época da colonização do Brasil. Para isso, eles tiveram a ideia de produzir maquetes ilustrativas de lugares daquele tempo, como aldeias indígenas, engenhos de açúcar, senzalas e vilas coloniais.

Para o Professor João Maria, a exposição serviu como uma atividade prática que auxilia na formação dos futuros professores.  "O trabalho corresponde a primeira unidade da disciplina e tem como objetivo transmitir para o aluno o desenvolvimento de conceitos pertinentes ao ensino da História. Nessa atividade, eles mostram o conceito de cultura como um elemento de compreensão na construção do povo brasileiro", explica.