Primeiro dia de Simpósios temáticos do ENAPPE 2016

28/04/2016
Simpósios temáticos reuniram estudantes e pesquisadores no II ENAPPE (Fonte: LTE/CE)

A tarde de atividades do primeiro dia do Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação (ENAPPE) teve início com os simpósios temáticos, um momento de partilha, construção e relatos de experiências.

No auditório do CE, sob a coordenação da Profª. Drª. Maria Cristina Leandro de Paiva foram apresentados trabalhos sobre estágios supervisionados, formação de docentes e estágios não obrigatórios. A mestranda Leide Dayana falou sobre o estágio não obrigatório no cenário da legislação e das pesquisas em educação. A pesquisa analisou o contexto do estágio não obrigatório na formação inicial docente de professoras da educação infantil no município de Parnamirim, considerando os discursos presentes na legislação vigente, e a importância desse discurso para a formação inicial. Também foi abordado pela discente Camila Barbosa, a perspectiva do currículo e o papel da mulher na Escola Doméstica de Natal, do ano de 1914 a 1945, uma abordagem acerca dos processos formativos.

Na sala Multimeios I, outro grupo estava reunido sob a coordenação da Profª. Drª. Elena Mabel, onde foram discutidos trabalhos sobre a Educação de Jovens e Adultos no contexto histórico, a alfabetização e letramento com foco nas concepções e práticas de professores, bem como políticas de acesso à EJA, e formação de professores. Na linha temática ''Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos em Contextos Educativos'', os grupos reunidos abordaram temas sobre o teatro e a inclusão, propostas multisensoriais no ensino do desenho, além da pesquisa sobre Audiodescrição, de Anna Karolina Alves, que abordou o teatro de sentidos: da norma à estética. O visual como estratégia pedagógica na educação musical com alunos surdos e ouvintes foi outra pesquisa apresentada pelo Professor Gueidson Pessoa de Lima.