Professoras Marisa Sampaio e Cynara Ribeiro falam sobre os novos desafios da coordenação

29/06/2015
Nova gestão do curso de pedagogia presencial (Professoras Cynara Ribeiro e Marisa Sampaio) (Fonte: LTE/CE)

O Laboratório de Tecnologia Educacional (LTE) conversou na última sexta-feira (26) com a coordenadora e a vice-coordenadora do Curso de Pedagogia presencial, as professoras doutoras Marisa Sampaio e Cynara Ribeiro.

Quando questionadas sobre os principais desafios da nova gestão as professoras destacaram o ajuste do currículo. ''Nesse momento nós temos necessidades, demandas externas e internas para fazer esses ajustes'', falou a coordenadora Marisa que também citou o novo regulamento interno dos cursos de graduação e a aprovação das novas diretrizes curriculares para a formação de professores no Brasil. A vice-coordenadora Cynara destacou a importância de readequar o currículo às novas diretrizes, e da necessidade em repensar algumas propostas e práticas que são demandas antigas dos professores e alunos. ''A proposta de inclusão de algumas temáticas são muito exigidas e estão presentes também nos documentos oficiais para a formação de professores, relacionadas a gênero, diversidade étnico-racial, e atendimento à diversidade de maneira geral'' concluiu. A docente também falou que essas discussões fazem falta para o curso de Pedagogia, pois é importante que os futuros professores debatam esses temas para que atuem democraticamente.

As professoras também levantaram a questão de incrementar horas complementares na carga horária do curso, que hoje é composta por 100h obrigatórias, os novos documentos pedem que esses ajustes sejam realizados. Outro ponto importante da discussão foi a abertura e utilização mais efetiva dos canais de comunicação com os discentes. Uma das propostas é fazer a comunicação direta com os alunos via e-mail e intensificar a atuação dos orientadores acadêmicos, que podem se responsabilizar em fazer a ponte aluno e coordenação. ''Estamos realmente no campo das ideias, vamos intensificar o que já existe e criar canais novos'', explicou a professora Marisa, que também falou sobre exercer uma gestão democrática, onde os professores, alunos e seus órgãos organizados, possam participar de forma eficaz.

As professoras falaram também no fortalecimento da participação do Centro Acadêmico de forma a incitar que os mecanismos de comunicação deles com os demais alunos sejam mais sistemáticos. ''Nós entendemos que a gestão democrática possibilita como método que alcancemos o nosso maior desafio, a revigoração do currículo. Esse fortalecimento nos ajuda a superar esse desafio, não podemos e não queremos fazer sozinhas'' concluiu a professora Marisa.