Parceria CE e SEEC
O Centro de Educação da UFRN participou de uma reunião com a Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte para tratar dos estágios do Curso de Segunda Licenciatura em Educação Especial Inclusiva da UFRN. Esse curso é vinculado ao Centro de Educação e também ao programa PARFOR EQUIDADE do MEC Secadi.
O curso que teve início em 2024, está com a sua primeira turma, que por enquanto se trata de uma oferta única, por ser vinculado a esse programa. A discussão sobre o surgimento do curso começou no no final de 2023, contando com parceria com a rede estadual e com secretarias municipais, para pensar um perfil de formação para educação especial inclusiva que fosse coerente com as demandas das redes de ensino.
O curso, que se encontra em seu segundo semestre, tem duração de 2 anos e conta com 60 estudantes em formato EAD, através de dois pólos: o Pólo Currais Novos e o Pólo Macaíba. Por se tratar de um curso de segunda licenciatura, todos os participantes já são formados e como requisito também são professores da rede pública de ensino.
Durante a reunião, um dos temas tratados foi em relação à prática de estágios, pois por se tratarem de professores, alguns deles não conseguem conciliar seu trabalho com o estágio obrigatório. Dessa forma, o Centro de Educação foi dialogar com a Secretaria de Educação para haver a possibilidade de viabilizar a jornada de trabalho com a jornada de estágio.
A ideia de pensar em educação especial inclusiva vem da carência de professores para trabalhar com estudantes com deficiências e outras necessidades educacionais específicas, considerando o contexto da escola comum na perspectiva inclusiva. Toda a proposta do curso é voltada à educação inclusiva e a atuação dos estudantes do Curso nos estágios obrigatórios é em escolas regulares, pois é a perspectiva que tem sido adotada para a educação especial, nas perspectivas das políticas do país, mantendo uma discussão entre questões específicas do público da educação especial, mas sempre pensando em contextos coletivos e numa escola para todos.
O principal objetivo do curso é formar profissionais da educação na rede pública de ensino para atuar na educação especial inclusiva, considerando uma educação democrática e para todos, de forma transversal, em diferentes espaços educacionais, com ênfase na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Gestão Educacional e Escolar e serviços educacionais especializados, a partir de uma perspectiva dialética, dialógica, colaborativa e de acessibilidade.